As equipes de pesquisadores de ameaças do SonicWall Capture Labs trabalham incansavelmente para proteger organizações, corporações, governos e empresas com inteligência sobre ameaças prática para permanecerem à frente na corrida armamentista cibernética global.
O Relatório de Ameaças Cibernéticas da SonicWall 2020 contém informações essenciais sobre ameaças para ajudar as organizações a entender melhor como os cibercriminosos pensam. Explore este sumário importante do relatório completo.
Malware global recua, porém é mais evasivo
Em 2018, os cibercriminosos e agentes de ameaças começaram a reduzir os ataques a alvos aleatórios em favor de ataques mais precisos contra alvos “mais fáceis”.
Essa abordagem tornou-se ainda mais fácil de ser reconhecida em 2019, enquanto o volume total diminuiu, mas os ataques foram mais evasivos com níveis de exito mais altos, principalmente contra o setor de saúde e contra o governo em todos os níveis.
Os pesquisadores de ameaças do SonicWall Capture Labs registraram 9,9 bilhões de ataques de malware* em 2019 — uma ligeira queda de 6% em relação ao ano anterior.
Identificação mais rápida de malware nunca antes visto
Rapidez e precisão são atributos imprescindíveis na identificação e na mitigação de novas ameaças. Com base nos dados do VirusTotal, um repositório de malware líder de mercado, a SonicWall está identificando variantes de
malware nunca antes vistas 1,9 dia antes de o Vírus Total receber as amostras.
Avanços na inspeção profunda de memória
Em 2019, a tecnologia SonicWall Real-Time Deep Memory Inspection™ (RTDMI) descobriu 153.909 variantes de malware nunca antes vistas. Todos os anos, o RTDMI utiliza recursos de aprendizagem de máquina exclusivos para se tornar extremamente eficiente no reconhecimento e na mitigação de ciberataques nunca vistos por ninguém no setor de cibersegurança.
O cryptojacking está desabando, com uma queda de 78%
A SonicWall relatou que o volume total de cryptojacking atingiu 52,7 milhões nos primeiros seis meses de 2019. O malware de cryptojacking terminou com 64,1 milhões de ataques bemsucedidos em 2019, uma queda de 78% desde o início de julho de 2019.
Ransomware direciona ataques a governos em diversos níveis
Em 2019, houve um aumento no ransomware usado em ataques direcionados a governos, nos níveis Federal, Estadual ou Municipal, bem como a grandes corporações. Os pesquisadores de ameaças do SonicWall Capture Labs registraram 187,9 milhões no volume total de ransomware no ano, uma queda de 6% em relação ao volume recorde de 2018.
Picos de fileless malware no terceiro trimestre
O uso de fileless malware recuou e avançou em 2019. Porém, os dados exclusivos da SonicWall mostram um aumento maciço dessa técnica mais efetiva no meio do ano. Os pesquisadores de ameaças do SonicWall Capture Labs descobriram que os incidentes com fileless malware aumentaram no segundo e no terceiro trimestre de 2019, em comparação com o mesmo período de 2018, mas diminuíram nos meses finais.
Aumento do volume de malware em IoT, aumento de 34,3 Milhões
Em 2019, os pesquisadores de ameaças do SonicWall Capture Labs descobriram um aumento moderado de 5% no malware em IoT, com volume total chegando a 34,3 milhões de ataques. No entanto, com uma enxurrada de novos dispositivos de IoT conectandose todos os dias, não basta apenas esperar o aumento de ataques de malware no segmento de IoT, mas criar planos para lidar com eles.
Dobra o número de ataques a aplicações da Web
Os pesquisadores de ameaças do SonicWall Capture Labs registraram um aumento de 52% em relação ao ano anterior nos ataques a aplicações da Web em 2019. Os grandes picos nos últimos sete meses do ano fizeram o volume total de ataques a aplicações da Web ultrapassar 40 milhões.
https://www.sonicwall.com/pt-br/
Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de temas como segurança de rede, infraestrutura de TI e muito mais. Até o próximo post!
Entre em contato com nossa equipe de especialistas e receba orientação sobre a melhor proposta para sua empresa de “segurança como serviço”, sem a necessidade de investimentos em ativos e softwares de segurança.