Hoje é o Dia do Profissional de TI, também chamado de Dia do Profissional de Informática.
Há alguns anos, os profissionais de TI eram apenas uma área de suporte das empresas, zelando pelo bom funcionamento dos recursos tecnológicos, e em especial, os hardwares, servidores, computadores.
Hoje, é considerada uma área estratégica pois afeta diretamente a produtividade dos colaboradores, a segurança das informações e a economia de recursos, trazendo inovação na otimização de rotinas corporativas.
A tecnologia da informação é uma das áreas que mais crescem no mercado, tanto em procura pelas empresas quanto no desenvolvimento de novas soluções. Por ser uma área bastante dinâmica, requer do profissional constante estudo e atualização das novidades tecnológicas que são lançadas no mercado.
O estudo “Achados e Recomendações para Formação Educacional e Empregabilidade em TIC”, da Brasscom, nos mostra um panorama atual da área: suas oportunidades, habilidades e expectativas. Confira alguns destaques:
Poucos profissionais disponíveis
Atualmente, há 846 mil empregos em TI no Brasil, a maioria concentrada em São Paulo. A projeção de busca destes profissionais entre 2019 e 2024 está por volta de 70 mil pessoas; entretanto, somente 46 mil se formam anualmente com o perfil.
Cursos mais procurados
- Análise e desenvolvimento de sistemas – 32%
- Sistemas de Informação – 20%
- Ciência da Computação – 19%
- Gestão de Tecnologia da Informação – 11%
- Redes e Internet – 8%
- Engenharia da Computação – 5%
Carreiras em alta e habilidades técnicas desejadas
- Desenvolvedores mobile: programação em linguagem Java, conhecimentos em Agile, Design Thinking, UX e Full Stack;
- Computação em nuvem: conceituação e aplicação em virtualização de máquina, AWS, Azure;
- Data Analytics: conhecimentos em gestão da informação, Big Data e Ciência de Dados;
- Segurança cibernética: conhecimento avançado de todo o processo e tecnologias;
- Inteligência Artificial: habilidades com redes neurais, aprendizado de máquina, algoritmos avançados e computação cognitiva.
Características comportamentais do profissional de TI
- Liderança para conduzir a equipe para que ela alcance os objetivos do negócio;
- Gestão do tempo para alcançar mais resultados em menos tempo, e ter produtividade;
- Capacidade analítica para resolver problemas;
- Proatividade e capacidade de antecipação, para adotar ações preventivas;
- Domínio do Inglês, pois muitos conceitos de Tecnologia da Informação, serviços e produtos são nomeados em inglês;
- Capacidade de trabalhar em equipe; isso envolve flexibilidade, compartilhamento de conhecimentos, saber delegar tarefas e tomar decisões;
- Ter uma Comunicação eficaz;
- Manter foco e concentração;
- Ser Autodidata e conectado as novidades do setor para trazer oportunidades de inovação.
O mercado oferece muitas oportunidades neste segmento, porém, assim como em outra carreira, é necessário preparar-se através de uma formação acadêmica e de especializações que complementem seus conhecimentos.