Levantamento feito por uma empresa de segurança cibernética aponta aumento de 460% das tentativas de ataques hackers em empresas, entre março a junho de 2020.
Entre julho a setembro, voltou ao padrão de normalidade, porém em dezembro aumentou 860% a tentativa de invasões.
Especialistas atribuem uma parte deste incremento a adesão do trabalho remoto, sem os devidos cuidados com a segurança cibernética.
É preciso proteger tanto a infraestrutura existente – datacenter, sistemas, dados – quanto o acesso, as credenciais e os dispositivos que ingressam na rede corporativa para monitorar o uso da rede e observar irregularidades que indiquem violação de dados.
A pandemia trouxe para empresas do mundo todo três questões: como realizar o gerenciamento de vulnerabilidades e proteger os dados minimizando os riscos; o que fazer para suportar a migração para o trabalho remoto e como manter a continuidade do negócio fora das instalações corporativas.
Confira 7 desafios que a pandemia trouxe para a segurança da informação:
- Adequação à LGPD: Muitas Companhias estão buscando ficar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados para proteger suas informações e as dos seus clientes.
- Mapeamento de segurança: Também é comum a adoção de ferramentas para realizar mapeamentos de segurança, atribuindo score de risco cibernético à estrutura de TI da empresa.
- VPN: Adoção de soluções de VPN (virtual priva-te network) para controlar o acesso à rede corporativa e proteger o tráfego de informações.
- Gerenciamento de ativos: Manter um inventário de hardware e software atualizados e configurados corretamente.
- Tecnologias de proteção de endpoints: Combinar o Generation Firewall como primeira linha de defesa da rede doméstica, juntamente com um DLP (Data Loss Prevention), para prevenir perda de dados e EDR (Endpoint Detection and response) nos computadores utilizados pelos colaboradores, para prevenir incidentes com dados e monitorar contra possíveis ataques cibernéticos.
- Gerenciamento da segurança na nuvem: através de tecnologias que gerenciem a segurança na nuvem e provenha a visibilidade necessária para aplicar as políticas de segurança no perímetro expandido.
- Gerenciamento de acessos e identidades: utilizando uma ferramenta de IDM (Identity Management), que efetue o tratamento adequado da criação, revisão e desativação das credenciais e permissões dos usuários.
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