A computação em nuvem trouxe para as empresas novos desafios de segurança.
Um deles, que o Centro de Segurança tradicional evolua para o modelo de segurança como serviço, abrangendo tanto a rede local quando na nuvem.
Conheça o modelo de SOC-as-a-Service e veja como pode beneficiar seu negócio:
O que é o SOC-as-a-Service
É um Centro de Operações de Segurança (SOC), gerenciado, baseado em nuvem, construído em uma plataforma de software como serviço (SaaS), com a capacidade de atender a vários clientes ao mesmo tempo.
Objetivo do SOC-as-a-Service
Detectar ameaças potenciais dentro de redes corporativas, que incluem desde hackers e malwares à funcionários que buscam (inconscientemente ou intencionalmente) acesso a informações confidenciais que não possuem privilégios.
Por que SOC como serviço
O SOCaaS é considerado uma evolução dos Serviços Gerenciados de Segurança (MSS) e dos MDR (Serviços Gerenciados de Detecção e Resposta).
O SOC como serviço reúne soluções de monitoramento, detecção, resposta a incidentes (MDR), análise de vulnerabilidades e teste de intrusão.
Ele possibilita gerenciar e monitorar firewalls, antivírus, antispam, redes virtuais privadas (VPNs), protetores de endpoints (EPP), detecção e resposta de endpoint (EDR) e muito mais.
Por que o SOC-as-a-Service está ganhando popularidade
Com mais colaboradores remotos acessando aplicativos, sistemas, serviços e dados da rede corporativa de lugares diversos, a superfície de ataque das Organizações aumentou.
Este cenário exigiu das empresas uma detecção abrangente e uma capacidade de resposta que vai além das fronteiras do ambiente corporativo.
O SOC-as-a-Service soluciona 6 desafios das empresas modernas
- Expansão do monitoramento de segurança, de modo a incluir dispositivos de nuvem, tecnologia operacional (OT) e Internet das coisas (IoT);
- Suprir o gap de profissionais especialistas para lidar com as tecnologias de segurança adotadas pela Organização, solucionando todos os alerta, e indicadores de comprometimento, respondendo a ataques e fornecendo assistência ao cliente;
- O investimento financeiro elevado para construir seu próprio Centro de Operações de Segurança;
- Gastar energia com o risco do negócio em vez da operação;
- Estar em conformidade com as leis de proteção de dados;
- Mudança do mindset da liderança a respeito do valor do investimento em segurança X o risco por não investir.
Conheça os Serviços Gerenciados de segurança Assisnet
Um modelo SOC-as-a-Service precisa estar fundamentado sob pessoas, processos e produtos: especialistas, tecnologia e experiência em proteger.
O SMSA – Security Management Services Assisnet proporciona uma série de vantagens através do formato de “segurança como serviço”, elevando o nível de profissionalização da sua estrutura sem a necessidade de investimentos em aquisição de ativos e softwares de segurança. Clique no link e saiba mais.