Desafios dos CIOs na migração para o home-office

Na pandemia, muitas empresas precisaram se organizar para migrar para o trabalho à distância em poucos dias, apresentando percepções, dificuldades e oportunidades bem similares, principalmente no que se diz respeito à cultura do home-office, que ainda não era muito bem difundida nas Organizações.

O desafio inicial envolveu a preparação imediata para um cenário completamente remoto para os colaboradores, garantindo que as operações fossem mantidas sem interrupções.

Confira os desafios que os CIOs devem superar para uma migração bem-sucedida para o teletrabalho:

 

Aspectos tecnológicos

  1. Revisar as políticas de segurança e os mecanismos de defesa da rede, como: acesso seguro, multifator de autenticação, detectores de intrusos;
  2. Manter os softwares atualizados, na última versão;
  3. Realizar monitoramento constante da rede para avaliar sua saúde e a dos endpoints;
  4. Otimizar links para evitar que a infraestrutura chegue ao limite da sobrecarga. É possível fazer isso revisando os links, eliminando redundância, ampliando-os e otimizando-os diretamente com as operadoras.
  5. Checar os equipamentos de rede, substituindo os itens ultrapassados, buscando suporte adequado;
  6. Checar a capacidade de escalabilidade da rede, tanto do ponto de vista de volume quanto de segurança;
  7. Migrar algumas aplicações do ambiente para a nuvem, como as soluções de comunicação unificada e de colaboração.

 

Aspectos de gestão

Juntamente com a adoção de tecnologia adequada, o gestor tem um papel fundamental para tornar o home-office uma experiência gerenciável. Veja algumas dicas para manter a equipe engajada e produtiva, mesmo remotamente:

  • Reuniões de comunicação semanal (com duração de uma hora no máximo, para passar informações gerais da empresa, repassar processos e fatos relevantes da Companhia)
  • Encontros diários com toda a equipe para debater sobre as demandas e impeditivos do dia.
  • Bate-papo sobre carreira, falando sobre oportunidades e feedbacks
  • Utilização da metodologia de OKR (Objective and Key Results), para definir os objetivos do quarter e as metas para atingi-los.
  • Encontros mensais com todos os colaboradores para celebrar conquistas, apresentar resultados e estratégias.

 

Um negócio bem-sucedido mescla aspectos tecnológicos e comportamentais

Fornecer as ferramentas e a estrutura tecnológica para garantir a continuidade dos negócios, não importa onde o colaborador esteja, compreende a 50% do empenho da Companhia em prosperar no teletrabalho.

Os outros 50% dizem respeito à capacidade da gestão em ouvir mais e conhecer o dia a dia dos seus liderados, para criar um ciclo de confiança e relacionamento com a equipe.

 

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