As empresas que investirem em inovações nesse momento de tecnologias emergentes terão maiores vantagens competitivas.
Uma pesquisa do IDC com 101 diretores de tecnologia no Brasil, aplicada em setembro de 2018, mostrou que o mercado brasileiro ainda deve levar mais uns três anos para, de fato, ingressar no movimento de transformação digital. Até o momento, o que se percebe são algumas empresas que deram os primeiros passos no sentido de modernizar processos e modelos de negócios para melhorar o atendimento aos clientes, aumentar rentabilidade e ganhar escala.
Entre as tecnologias emergentes, a computação em nuvem é a que tem maior adoção pelas empresas, chegando a um índice superior a 80%. O resultado, contudo, é preocupante, visto que apenas 4% das empresas consideram a inovação como prioridade, retardando o curso do desenvolvimento.
A não adoção de tecnologias inovadoras pelas companhias poderá impactar diretamente a indústria brasileira que, futuramente, estaria defasada em relação a outras regiões.
Em contrapartida, as companhias locais que saírem na frente na adoção de tecnologias como inteligência artificial e realidade aumentada, por exemplo, serão pioneiras em colher resultados.
Saia na frente!
Uma das formas de acelerar o processo de Transformação Digital é contar com o apoio de consultorias especializadas nas atuais tecnologias ao invés de desenvolver novos projetos apenas com recursos internos.
A Assisnet pode colaborar nesse momento de mudanças, levando até a sua empresa um portfólio rico em serviços e tecnologias de ponta. Converse com o nosso time e saiba mais.