Na prática, a Edge Computing funciona como extensão descentralizada das redes tradicionais, redes de celular, redes de data center ou em nuvem.
Você já deve ter ouvido falar de Edge Computing, mas você conhece os benefícios dessa tecnologia para os negócios digitais?
Pois bem, para atender aos requisitos modernos de infraestrutura de TI é necessária uma abordagem mais descentralizada, pois à medida que o volume e a velocidade dos dados aumentam, também cresce a dificuldade para se transmitir todas essas informações para uma nuvem ou um data center.
Um exemplo dessa realidade está no crescimento de projetos de implantação de IoT (Internet das Coisas) para diversos tipos de uso. O comportamento atual dos consumidores digitais e iniciativas de serviços públicos são outros motivos para o aumento do tráfego de dados na Internet.
Assim, as soluções de Edge Computing chegaram para atender a essa demanda por processamento de informações localizado, podendo assumir diversas formas: móveis, estáticas ou mistas. Em casos mais complexos, atuam como gateways.
Desafios da Edge Computing
Estender a capacidade de processamento das organizações com a Edge Computing requer cuidados com a segurança, uma vez que ocorre um aumento da área de superfície sujeita a ataques.
Nesse caso, é imprescindível contar com um fornecedor experiente que além de zelar pela segurança, também saberá apresentar ao cliente o equilíbrio entre custo de implantação e gerenciamento, versus os benefícios financeiros do projeto.
Converse com os especialistas da Assisnet e veja como a Edge Computing pode agregar agilidade de forma segura para os seus negócios.