Você já deve ter percebido como a mobilidade vem alterando as relações entre as empresas, seus funcionários e clientes, não é mesmo? O movimento é tão forte que está impactando inclusive as agendas e os orçamentos de TI para os próximos anos.
Isso porque, ao se tornar algo natural e presente na vida cotidiana das pessoas, a expectativa quanto à agilidade dos processos e da comunicação com as marcas está muito aumentada e a empresa precisa responder.
Essa resposta vem aparecendo dentro do orçamento das áreas de TI e na agenda do seu principal executivo, o CIO. O estudo global State of CIO 2019, capitaneado pelo IDC, mostra que as principais tarefas desse profissional incluem investir no aumento da eficiência operacional e na otimização da produtividade do trabalhador. Esses objetivos podem ser atingidos com soluções de mobilidade corporativa.
Prova disso é que um outro estudo realizado com CIOs pelo mesmo IDC, conta que de uma escala de 0 a 100 pontos em termos de prioridades, a Mobilidade disparou e somou 80 pontos, seguido por Velocidade e Produtividade (77), Inteligência (56,5) e Conectividade e Integração (41,5).
O esforço vem sendo focado na maior fluidez dos processos (sejam operacionais ou estratégicos), principalmente, nas áreas de vendas, atendimento ao cliente, compras e marketing.
Na área de vendas, por exemplo, a possibilidade de colocar um pedido no sistema e já solicitar aprovação de um desconto especial ainda na mesa de negociação (pelo celular ou tablet) trará uma enorme vantagem competitiva, bem como se for possível acessar o CRM de qualquer lugar.
Já no departamento de atendimento ao cliente, a mobilidade entra como um recurso de conveniência para o consumidor com um sistema que pode ser acessado por meio de qualquer dispositivo móvel. É simples para o cliente e, com uma solução responsiva, também garante agilidade e liberdade para os colaboradores.
Seja em vendas, atendimento, compras, marketing ou outras áreas da empresa, os benefícios principais da mobilidade são:
- Dados disponíveis e acessíveis de qualquer lugar;
- Solução de problemas a distância;
- Agilidade e produtividade.
Como líderes da transformação digital dentro das corporações, o CIO e seu time, precisam sempre equilibrar as necessidades do negócio com a capacidade de TI de gerir toda a infraestrutura com agilidade e segurança, certo?
Então, um caminho importante é preparar a infraestrutura de TI para suportar as iniciativas da empresa olhando, principalmente, para cloud computing e segurança da informação viabilizando a mobilidade no dia a dia dos negócios.
Para tanto, a infraestrutura de TI precisa ser revisitada constantemente, avaliando se ela está apta a suportar a forte demanda por mobilidade, considerando:
- Atualizações nos equipamentos e tecnologias adotadas;
- Treinamentos para capacitação dos profissionais de TI e das demais áreas de negócio;
- Atualizações constantes nas políticas internas de segurança.
#5 Perguntas-chave para destravar a mobilidade corporativa:
Essas perguntas devem ser repetidas com frequência, com o objetivo de manter a competitividade do negócio. |
Por fim, podemos entender a mobilidade como um farol para o CIO pensar os próximos passos da transformação digital dentro da empresa, pois é algo inerente às relações do nosso tempo.
A próxima etapa da transformação digital vai precisar de uma empresa ágil, conectada e móvel! Você está pronto?
Continue acompanhando nossos posts e fique por dentro das novidades e tendências da TI!