Não é segredo que os smartphones são o principal meio de acesso à internet no Brasil. Segundo dados da Agência Brasil, 79,3% dos brasileiros com 10 anos ou mais têm aparelhos celulares para uso pessoal, com ou sem internet. Este percentual era 78,2% em 2017.
Para acompanhar o dinamismo do mercado e trazer mais praticidade para resolver problemas corporativos, os dispositivos móveis tornaram-se itens essenciais na Política de Segurança das empresas.
Veja como o Gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) pode trazer mais produtividade para as Organizações:
Automatização, controle e menos tempo gasto em suporte
Aplicativos podem ser instalados, atualizados ou excluídos do aparelho sem a interação do usuário.
Além disso, é possível restringir o acesso à apps, configurar as permissões, não autorizar desinstalações de itens obrigatórios, nem personalizar tela de descanso e papel de parede, por exemplo.
O processo de distribuição de apps pode ser automatizado, através do portal de gerenciamento do software.
Aumento de performance e produtividade
Segundo pesquisas, empresas que adotam o MDM aumentam, aproximadamente, 30% da performance de seus processos e 23% em produtividade.
A mobilidade proporciona aos colaboradores o acesso remoto para trabalhar de qualquer local, em tempo real, compartilhando informações, com eficiência e segurança.
Compliance
Como o MDM automatiza a configuração dos dispositivos, se torna mais fácil seguir a Política de Segurança definida pela Organização e atender às exigências da LGPD, quanto à proteção das informações.
Economia financeira
Como a cobrança é baseada no consumo de cada dispositivo por mês, a empresa só paga o que utiliza.
Além do mais, é possível monitorar o consumo de dados de cada dispositivo móvel por Wi-Fi, por internet móvel e por aplicativos.
Mais segurança aos usuários e à rede
A mobilidade não gerenciada pode tornar-se 20% mais cara do que um sistema gerenciado.
Além disso melhora a segurança dos dados, protegendo contra malwares e vazamento de conteúdos sigilosos da Corporação, devido a furtos ou perdas.