Na pandemia, muitas empresas precisaram se organizar para migrar para o trabalho à distância em poucos dias, apresentando percepções, dificuldades e oportunidades bem similares, principalmente no que se diz respeito à cultura do home-office, que ainda não era muito bem difundida nas Organizações.
O desafio inicial envolveu a preparação imediata para um cenário completamente remoto para os colaboradores, garantindo que as operações fossem mantidas sem interrupções.
Confira os desafios que os CIOs devem superar para uma migração bem-sucedida para o teletrabalho:
Aspectos tecnológicos
- Revisar as políticas de segurança e os mecanismos de defesa da rede, como: acesso seguro, multifator de autenticação, detectores de intrusos;
- Manter os softwares atualizados, na última versão;
- Realizar monitoramento constante da rede para avaliar sua saúde e a dos endpoints;
- Otimizar links para evitar que a infraestrutura chegue ao limite da sobrecarga. É possível fazer isso revisando os links, eliminando redundância, ampliando-os e otimizando-os diretamente com as operadoras.
- Checar os equipamentos de rede, substituindo os itens ultrapassados, buscando suporte adequado;
- Checar a capacidade de escalabilidade da rede, tanto do ponto de vista de volume quanto de segurança;
- Migrar algumas aplicações do ambiente para a nuvem, como as soluções de comunicação unificada e de colaboração.
Aspectos de gestão
Juntamente com a adoção de tecnologia adequada, o gestor tem um papel fundamental para tornar o home-office uma experiência gerenciável. Veja algumas dicas para manter a equipe engajada e produtiva, mesmo remotamente:
- Reuniões de comunicação semanal (com duração de uma hora no máximo, para passar informações gerais da empresa, repassar processos e fatos relevantes da Companhia)
- Encontros diários com toda a equipe para debater sobre as demandas e impeditivos do dia.
- Bate-papo sobre carreira, falando sobre oportunidades e feedbacks
- Utilização da metodologia de OKR (Objective and Key Results), para definir os objetivos do quarter e as metas para atingi-los.
- Encontros mensais com todos os colaboradores para celebrar conquistas, apresentar resultados e estratégias.
Um negócio bem-sucedido mescla aspectos tecnológicos e comportamentais
Fornecer as ferramentas e a estrutura tecnológica para garantir a continuidade dos negócios, não importa onde o colaborador esteja, compreende a 50% do empenho da Companhia em prosperar no teletrabalho.
Os outros 50% dizem respeito à capacidade da gestão em ouvir mais e conhecer o dia a dia dos seus liderados, para criar um ciclo de confiança e relacionamento com a equipe.
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