A pandemia impulsionou o desenvolvimento e a transição das empresas para migrarem para o novo normal, acelerando a digitalização e a adaptação ao trabalho remoto. Garantir a proteção dos dados, seja qual for o ambiente que eles circulem, é essencial.
Segundo a Forrester – empresa norte-americana de pesquisa de mercado que presta assessoria sobre tecnologia – questões sobre privacidade de dados se tornarão cada vez mais indispensáveis diante do cenário de incerteza econômica, da intensificação dos movimentos sociais e das mudanças geopolíticas, e impactará os profissionais de segurança cibernética, em todo o mundo.
Confira o resumo completo:
1.Tendências relacionadas à privacidade que apoiarão as transições das Organizações para o novo normal
– Ampliação da coleta, processamento e compartilhamento de dados pessoais confidenciais de consumidores e funcionários;
– Os consumidores baseados em valores preferirão cada vez mais se envolver e confiar seus dados a negócios éticos, embora haja recessão econômica;
– O aumento da complexidade regulatória e de conformidade da privacidade de dados.
2.Aumento de ações regulatórias e legais relacionadas à privacidade
As empresas precisarão adotar uma abordagem de privacidade desde o momento inicial que tratarão com dados pessoais. Isso inclui os passos:
– Identificação de requisitos;
– Avaliação de privacidade e riscos éticos específicos;
– Comunicação transparente com os funcionários.
3.A coleta de dados de terceiros proporcionará oportunidades de marketing
Com os cookies de terceiros caindo em desuso, 25% dos profissionais de marketing investirão na autorização legal dos dados dos usuários, em 2021. Isso permitirá que as equipes de marketing gerenciem o consentimento e as preferências dos clientes.
4.Mais líderes de privacidade se reportarão ao CEO
Como a questão da privacidade trazendo mais efeitos sobre a receita da empresa, a proporção de líderes em privacidade que se reportam diretamente ao CEO deve aumentar de 23% em 2019 para 40%, em 2021.
5.As violações de dados causadas por incidentes internos aumentarão
De acordo com a Forrester, incidentes internos, acidentais ou maliciosos, serão razão de um terço de todas as violações de dados em 2021, contra 25% hoje.
Isso poderá ser causado pela combinação dos fatores – rápida adaptação [e muitas vezes sem preparo] para trabalho remoto durante a Covid-19, medo da perda de emprego e a facilidade de mobilidade dos dados.
A defesa contra ameaças e o engajamento dos funcionários deve ser prioridade para que a proteção das Organizações seja efetiva.
6.Varejo e manufatura terão mais violações devido à mudança direta para o consumidor
Em 2021, mais marcas procurarão vender diretamente aos consumidores, ao invés de optar por varejistas e cadeias de suprimentos de distribuidores. Isso significa que as empresas estão evoluindo seus modelos de engajamento com mais aplicativos, o que levará a mais violações de dados.
Como consequências, marcas que aderirão esta opção, precisarão priorizar a segurança do produto e explorar ferramentas de simulação de violação e ataque.
7.Os resultados da auditoria e a pressão orçamentária levarão à adoção da tecnologia de quantificação de risco
Devido à incerteza econômica, muitas Organizações fizeram grandes cortes de pessoal e tecnologia, o que levou a dificuldades de conformidade.
Em 2021, um aumento nas auditorias e na pressão orçamentária significará que os CISOs devem procurar abordar possíveis problemas e riscos de auditoria.
Fonte: https://www.information-age.com/
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