Microsserviços: o que são e quais os benefícios?

Os microsserviços são um tipo de arquitetura de software para a criação de aplicações.

Consiste na decomposição de aplicações, desmembrando-as em serviços independentes. Estes serviços podem ser criados e implantados de maneira independente, se comunicam entre si usando APIs e promovem grande agilidade aos Times de desenvolvimento.

Juntamente com as APIs e as equipes de DevOps, os microsserviços em containers são os pilares das aplicações nativas em cloud.

Conheça o que são os microsserviços e quais os seus benefícios para as Companhias:

 

 

Principais benefícios da arquitetura de microsserviços

  • Aumento da agilidade da equipe de engenharia de software: Facilita o DevOps ágil e as práticas de entrega contínua, permitindo que o Time aumente a cadência para implantar novos recursos.
  • Aumenta a eficiência da equipe, através da prática do desenvolvimento distribuído.
  • Possibilita desenvolver vários microsserviços ao mesmo tempo.
  • Ciclo de desenvolvimento é reduzido, permitindo a entrega contínua de novos recursos de aplicativos
  • Resiliente: Como os serviços são independentes, não afetam uns aos outros. Então, se um elemento falhar, o restante da aplicação permanece em funcionamento.
  • Fácil implementação: As aplicações baseadas em microsserviços são modulares, facilitando o teste de novas ideias e sua reversão caso algo não funcione corretamente. O baixo custo de falha permite a experimentação, facilita a atualização do código e acelera o tempo de introdução de novos recursos no mercado.
  • Escalável: À medida que a demanda por determinados serviços aumenta, é possível ampliar a estrutura.
  • Especializado: Cada serviço é projetado para ter um conjunto de recursos e é dedicado à solução de um problema específico.
  • Código reutilizável: A divisão do software em módulos pequenos e bem definidos permite que as equipes usem funções para várias finalidades. Um serviço criado para uma determinada função pode ser usado como componente básico para outro recurso.
  • Liberdade tecnológica: As equipes são livres para escolher a melhor ferramenta para resolver problemas específicos.

 

 

Como ter sucesso na arquitetura de microsserviços?

É necessário que os líderes de engenharia de software mudem:

  • As estruturas e responsabilidades da equipe.
  • O modelo operacional.
  • O conhecimento e aplicação de padrões de arquitetura de computação distribuída.
  • Adote metodologia ágil e DevOps.

 

Como os microsserviços podem agregar ao desenvolvimento para a nuvem?

A arquitetura de microsserviços agiliza o desenvolvimento de aplicativos e tem o ritmo necessário para acompanhar a agilidade que a cloud computing necessita, acelerando a entrega de novos recursos ao mercado.

Os microsserviços é perfeito para o desenvolvimento de sistemas complexos, segmentando o desenvolvimento entre as equipes, concedendo-lhes a responsabilidade de autonomia para trabalhar de forma mais independente e rápida. O resultado é a aceleração dos ciclos de desenvolvimento.

 

Como os Serviços de Nuvem podem trazer mais agilidade ao meu negócio?

A Assisnet Soluções possui um portfólio completo de serviços em nuvem, contemplando consultoria com análise de viabilidade, arquitetura, implantação, gerenciamento e suporte, além do serviço de backup, seguindo as melhores práticas de TI.

No Cloud Solutions Assisnet (CSA), o monitoramento da infraestrutura do cliente é realizado em tempo real, por um suporte técnico especialista. Clique no link e conheça mais sobre a solução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *