Existem muitas preocupações relacionadas a decisão de adotar o Gerenciamento Móveis (MDM), principalmente sobre avaliar se a estratégia é necessária ou não. Conheça alguns mitos sobre o MDM:
1- Existe MDM gratuito
Sim, existem soluções de gerenciamento de dispositivos móveis gratuitas, porém, elas fornecem apenas alguns insights e gerenciamento básicos, que geralmente são os mesmos disponibilizados pela operadora do dispositivo.
2- Não há benefícios em adotar o MDM
Os benefícios imediatos são a proteção dos dispositivos e o gerenciamento de custos.
As análises realizadas pelas soluções MDM possibilitam ponderar qual tecnologia está sendo usada, a frequência e a relação custo-benefício desse uso. Com estes dados, é possível julgar se o investimento está realmente valendo a pena.
3- Você não precisa de uma versão paga
A versão gratuita apresenta apenas funcionalidades básicas, para que o cliente possa ter uma ideia de como é o produto. Como todo software, para desfrutar de todos os benefícios de uma solução MDM, é preciso adquirir a versão premium, que é paga.
Exemplos de funcionalidades que somente a versão paga da Urmobo possui:
- Modo quiosque, que restringe um dispositivo móvel a um conjunto determinado de aplicativos;
- Instalação, configuração, atualização e remoção de aplicativos do dispositivo, de forma remota e em massa;
- Geolocalização e rastreamento de dispositivos;
- Integração com soluções de registro rápido de dispositivos OEM, como o Apple Device Enrollment Program;
- Chat com operadores.
4- O MDM é antiético
Uma preocupação comum é que a implementação do gerenciamento de dispositivos móveis seja intrusiva. Muitas pessoas imaginam que o gerenciamento de dispositivos móveis é semelhante a espionagem de colaboradores e usuários.
O objetivo do MDM não é observar os colaboradores e sim proteger seus dispositivos e melhorar o desempenho deles.
O aplicativo instalado no dispositivo comercial permite o acesso a recursos de suporte remoto, sincronizar as comunicações e bloquear sites, com base em regras pré-definidas pelo administrador.
É importante frisar que a solução não lê arquivos, mensagens ou uso de dados, preservando a privacidade do usuário.
5- O MDM não é seguro
O objetivo do MDM é exatamente a proteção dos smartphones e tablets. Se um dispositivo móvel corporativo for perdido, roubado ou violado, os dados confidenciais da Organização podem ser afetados.
Os administradores de TI podem criar políticas de segurança e aplicá-las em todos os dispositivos móveis gerenciados pelo software, controlando configurações, como: restrições de senha, criptografia de dados e seleção de recursos.
6- O MDM pode ser ignorado
Depois que o software de MDM é instalado em um dispositivo comercial, não há possibilidade de baixar aplicativos fantasmas ou proxys alternativos, logo, não há possibilidade de ignorar o MDM enquanto o usuário estiver utilizando este dispositivo corporativo.
Veja também: Como o MDM pode trazer produtividade para as empresas e Por que adotar o MDM
Fonte: Blog Urmobo