Resiliência e Inovação foram as palavras que melhor definiram as Corporações em 2020 e 2021.
Tudo começou no início de 2020, com a pandemia afetando todo o mercado e instituindo uma completa reestruturação na rotina de trabalho.
De lá para cá, a tecnologia continuou avançando, crescendo e alcançando novos patamares, com a reformulação das ferramentas tecnológicas e a utilização da nuvem como elemento-chave na infraestrutura de TI.
Neste cenário, muitas empresas buscaram se renovar e reinventar a área de TI, acelerando a Transformação Digital.
Analistas vislumbram 6 tendências de TI para o último trimestre de 2021:
1. Proteção de dados: Implementação de soluções como criptografia, antivírus e MFA, para evitar vazamentos de dados e estar em compliance com a LGOD, e para proteger os dados e reduzir o risco da interrupção do trabalho por ataques cibernéticos.
2. Substituição de hardware e equipamentos corporativos antigos por novos: cuidados com o hardware são essenciais para se inovar no mercado de TI, exigindo constante atualização de equipamentos.
3. Data Center: Intensificação para serviços, aplicações e infraestrutura na nuvem. A tendência é que os ambientes ganhem complexidade, novas funcionalidades, além de ferramentas de gestão otimizadas;
4. Aplicações Inteligentes: Permitem o desenvolvimento do fluxo de trabalho de forma otimizada e podem ser usadas para armazenamento, servidores, banco de dados, inteligência artificial, análise e atuação. Espera-se que nos próximos anos, a movimentação do ambiente, variação de custo de máquinas e armazenamentos sejam facilmente gerenciados e visualizados pelos gestores de TI;
5. Data Science: A ciência de dados será uma aliada para extração de insights, apoiando decisões e estratégias de negócio para impulsionar vendas, reduzir custos, otimizar recursos e operações e proporcionar a melhor experiência possível para seus clientes na interação com seus produtos e serviços.
6. Inteligência Artificial: Além das empresas adotarem a AI em processos que possuem pouca ou nenhuma tomada de decisão e que podem receber mais facilmente automação e inteligência, ainda veremos a AI como ponto central na Internet Of Behaviors (IOB), Total Experience AL Engineering (engenharia de inteligência artificial) e outros.
Buscar se reinventar e seguir as tendências corporativas são essenciais para manter a empresa no topo da inovação de TI.
Uma opção para empresas que ainda precisam acelerar a Transformação Digital de sua equipe com equipamentos e tecnologia de ponta, mas não podem fazer todo o investimento necessário em especialistas e recursos, é optar pela terceirização de TI.
Sobre nós
A Assisnet possui experiência de mais de 27 anos em Tecnologia da Informação, com expertise na entrega de soluções de Cloud, Segurança, Networking, Infraestrutura, inclusive em IaaS (Infrastructure as a Service) e PaaS (Platform as a Service). Fale com nossos especialistas e conheça os serviços.