Os desafios socioeconômicos de 2020 exigiram mudanças que transformaram o presente e o futuro. Segundo o Gartner, as tendências de 2021 se enquadram em três pontos: foco nas pessoas, independência de localização e entrega resiliente.
- Pessoas no centro de tudo: Embora a pandemia tenha alterado a quantidade de pessoas que trabalham e interagem com as Organizações, elas ainda estão no centro de todos os negócios, e precisam dos processos digitalizados para performar no ambiente atual.
- Localização independente: A Covid-19 afetou a relação funcionários e ambiente físico das Corporações, exigindo a adoção de uma tecnologia que suporte essa nova versão de negócios.
- Entrega resiliente: As empresas devem estar preparadas para se adaptar e resistir a todos os tipos de interrupções e situações inesperadas.
As nove tendências tecnológicas estratégicas identificadas pelos Instituto de Pesquisa não são independentes; mas sim, se reforçam e se completam. Confira:
Tendência 1: Internet de comportamentos
A sofisticação de tecnologias de processamentos de dados possibilitou o surgimento da Internet of Behavior, que trata sobre o uso de dados para alterar comportamentos. Ela possibilita reunir, combinar e processar dados de muitas fontes, incluindo: dados comerciais de clientes; dados do cidadão processados pelo setor público e agências governamentais; mídia social; implantações de reconhecimento facial em domínio público; rastreamento de localização. Só não pode esquecer das leis de privacidade.
Tendência 2: Experiência total
- Essa tendência combina experiência do cliente, experiência do funcionário e experiência do usuário para transformar o resultado do negócio.
- O objetivo é melhorar a experiência geral, desde a tecnologia até os funcionários, clientes e usuários.
- Isso permite que as Organizações utilizem trabalho remoto, móvel, clientes virtuais e distribuídos. O resultado é uma experiência geral mais segura e integrada para clientes e funcionários.
Tendência 3: Computação que aprimora a privacidade
- Essa orientação apresenta três tecnologias que protegem os dados enquanto estão sendo usados.
- O primeiro fornece um ambiente confiável no qual dados confidenciais podem ser processados ou analisados.
- O segundo executa o processamento e a análise de maneira descentralizada.
- O terceiro criptografa dados e algoritmos antes do processamento ou análise.
- A tendência permite que as Organizações colaborem em pesquisas com segurança em todas as regiões e com concorrentes, sem sacrificar a confidencialidade. Essa abordagem foi projetada especificamente para a necessidade crescente de compartilhar dados, mantendo a privacidade ou segurança.
Tendência 4: Nuvem distribuída
No modelo nuvem distribuída, os serviços de nuvem são distribuídos para diferentes locais físicos, mas a operação, governança e evolução permanecem sob responsabilidade do provedor de nuvem pública, reduzindo os custos de dados e ajuda parasse adequar as leis que determinam que os dados devem permanecer em uma área geográfica específica.
Tendência 5: Trabalhe em qualquer lugar
Digital e remoto tornam-se o padrão em todos os momentos. Isso não significa que o espaço físico não terá importância, mas que deva ser aprimorado digitalmente.
Neste modelo, os negócios devem ser acessados, entregues e habilitados em qualquer lugar, com clientes, empregadores e parceiros de negócios operando em ambientes fisicamente remotos.
Tendência 6: expansão da segurança cibernética
Muitos ativos passaram a existir fora do perímetro de segurança tradicional, deslocando a malha de cibersegurança para a proteção baseada em identidades.
Tendência 7: Negócio inteligente adaptável
Na mesma proporção que as Organizações adotam a estratégia de negócios digitais para acelerar a transformação digital, precisam ser ágeis na tomada de decisões de negócios, capazes de se adaptar e se reorganizar de acordo com o cenário.
Para responder com eficiência a esta visão é preciso melhorar o acesso às informações, conferindo mais autonomia e democratização, e melhorando a capacidade de responder rapidamente.
Tendência 8: Engenharia de IA
Uma estratégia robusta de engenharia de IA facilitará o desempenho, escalabilidade, a análise e confiabilidade dos modelos de IA e lidará melhor com questões de confiança, transparência, ética, justiça e conformidade, diferentemente dos projetos de IA implantados até hoje, os quais uma grande parte enfrentou problemas de manutenção, escalabilidade e governança.
Tendência 9: Hiper automação
E a ideia de que tudo em uma Organização pode ser automatizado. A aceleração dos negócios digitais exige eficiência, rapidez e democratização. As organizações que não se concentram em eficiência, eficácia e agilidade de negócios ficarão para trás.