A busca reduzir o custo de infraestrutura e automatizar processos estão entre as principais razões que impulsionam as Organizações a buscarem por serviços de terceirização. Entretanto, antes da contratação é importante avaliar qual a melhor estratégia de outsourcing e separar iniciativas lineares de iniciativas ágeis e transformadoras.
De acordo com o relatório Infrastructure Services Sourcing Strategy: Key Reasons to Outsource, da Gartner, 50% das 390 referências em terceirização de serviços têm como principal motivo de procura a otimização de custos e, em segundo lugar, a melhoria de processos. Uma das estratégias mais usadas para isso é a adoção da cloud.
Segundo o relatório, os aspectos considerados relevantes para um cliente optar por uma empresa de outsourcing de serviços de infraestrutura são: otimização de custos, eficiência de processos, tempo de chegada ao mercado, agilidade, inovação, qualidade e custo.
Além destes pontos, é interessante realizar uma prova de conceito antes da contratação.
Para as empresas de outsourcing, a recomendação para ter mais sucesso e satisfação dos clientes, é basear-se nas melhores práticas de referências no segmento.
Recomendação da Gartner
- Identificar as motivações e objetivos do cliente, nas fases iniciais do projeto;
- Identificar o processo de decisão de outsourcing ideal (linear, transformativo, ágil)
- Colocar as expectativas em contexto, definindo a viabilidade financeira de cada opção, usando várias fontes de dados internos e externos/
- Apresentar o projeto em formato SMART para as partes interessadas, alinhando métodos e critérios de seleção.
Por exemplo, no outsourcing de datacenter, há empresas que possuem soluções de Cloud & Infraestrutura próprias ou desenvolvidas em conjunto com a AWS e o Azure.
Nesta mesma pesquisa com 300 empresas referências de terceirização de datacenter, 50% notaram benefícios visíveis consequentes da automação. Foi observado um benefício médio de 24,6% em custo e 43,5% em velocidade.
Fonte: IT4CIO