Técnica permite que o antivírus utilize uma área isolada do computador para realizar testes com arquivos suspeitos.
A maior parte das invasões nos sistemas ocorre devido aos logs, que são registros que gravam tudo o que é instalado ou executado na máquina.
Por isso, os logs são um meio muito comum de instalar vírus no computador, se este não estiver devidamente protegido.
Agora, imagine que seja possível criar uma área separada de todo o resto do computador exclusivamente para testar programas?
Pois é exatamente esse o conceito do “Sandbox”.
Mais segurança
Embora seja considerado um tipo de virtualização, o Sandbox é um sistema com foco em segurança. Assim, todos os registros e até mesmo danos causados por aplicações executadas dentro dele são apagados quando o computador é reiniciado.
Uma das maneiras de implementar o Sandbox é com a máquina virtual comum, na qual software e hardware são simulados para funcionar como uma segunda máquina dentro do computador.
Outra maneira é disponibilizar um ambiente que simula o acesso a recursos básicos, como arquivos de registro, e identificando programas que tentam alterar as informações.
Maior proteção para a sua rede corporativa
Em se tratando de redes corporativas, a inclusão de Sandbox é uma exigência para empresas que querem adotar uma segurança mais eficaz.
Detectar códigos mal-intencionados antes que eles danifiquem a rede é primordial para qualquer organização, tendo em vista o impacto negativo que ocorre quando uma empresa sofre uma violação de dados ou ataque de ransomware.
Ou seja, as companhias precisam se preocupar não apenas com o ransomware que já se espalhou na Internet, mas com os ataques direcionados que envolvem códigos nunca vistos e geralmente criados com o propósito de atacar uma determinada organização.
Há também as ameaças zero-day, que exploram vulnerabilidades recentes para as quais os fornecedores ainda precisam emitir patches.
Como o sandbox funciona na rede
O Sandbox é o único método que detecta comportamentos mal-intencionados e, por isso, é uma das maneiras mais adotadas para identificar e eliminar ataques. Nesse campo, o código mal-intencionado é destruído antes de entrar na rede.
Isso acontece porque uma solução de Sandbox quando implementada de forma correta fornece proteção na borda, funcionando como um verdadeiro guardião.
Assim, durante a entrada dos dados, o Sandbox realiza uma varredura nos dados do tráfego, funcionando como um ambiente de “sacrifício”, que monitora o código mal-intencionado e sua interação com o sistema operacional.
Em vez de tentar procurar pelo código para encontrar tentativas ou assinaturas mal-intencionadas, a solução de sandbox permite que o código seja detonado ou executado como pretendido para monitorar o comportamento da atividade mal-intencionada.
Conheça o Capture Advanced Threat Protection, da SonicWall
Essa é uma oferta da SonicWall que consiste em um sandbox de rede na nuvem que analisa códigos suspeitos para ajudar a descobrir e impedir novos malwares codificados.
A solução se destaca pela visibilidade abrangente que oferece, ao mesmo tempo em que resiste a táticas de evasão e maximiza a detecção de ameaças zero-day.
Para entender mais sobre os benefícios do sandbox para a sua rede e as ofertas da SonicWall nesse segmento, fale com um dos especialistas da Assisnet.
Somos uma das principais parceiras da SonicWall na América Latina e possuímos o know how que a sua empresa precisa para estar bem protegida.