O crescimento da força de trabalho remota e móvel exigiu cuidados, sobretudo para garantir o acesso seguro aos dados e aplicativos na rede corporativa.
A crescente adoção da nuvem moveu os dados do datacenter físico para ambientes multicloud, nos quais as ferramentas de segurança tradicionais não possuíam o nível de segurança, dinamismo e o controle de acesso que as Organizações e os usuários exigiam; necessitando de uma abordagem mais abrangente, que provesse acesso imediato e ininterrupto à rede, em qualquer local, dispositivo e momento.
Conheça o que é o Serviço de acesso seguro de borda (SASE) e porque ele é considerado o futuro da segurança e da rede.
O que é o SASE
O Secure Access Service Edge (SASE) é uma arquitetura de rede que combina funções de segurança de rede (VPN) com capacidades WAN (SD-WAN), com recursos de segurança nativos da nuvem, como gateways da web seguros, agentes de segurança de acesso à nuvem, firewalls e acesso zero trust à rede. O termo SASE foi criado e descrito pelo Gartner em 2019, em uma documentação técnica que estabelece os objetivos e sua implementação.
Qual o propósito
Seu objetivo é fornecer acesso seguro e dinâmico e seguro das Companhias à aplicativos e dados do datacenter ou plataformas de nuvem (como Azure, AWS, Google Cloud) ou provedores de SaaS baseados em identidade, através de uma estratégia de rede baseada em segurança, garantindo que a conexão segura seja fornecida em qualquer lugar – borda da WAN, borda da nuvem, borda do data center (DC), núcleo de dispositivos e endpoints usados no trabalho remoto.
Como é oferecido
As funcionalidades da SASE são fornecidas como serviço na nuvem.
O que é, na prática
Uma combinação entre uma rede inteligente multidomínio com acesso seguro e simplificado à sua rede.
O que colaborou para a implementação do SASE
- A tendência de transição dos dados para a nuvem
- Necessidade de acesso seguro aos aplicativos, devido ao trabalho remoto
- A rápida adoção de SD-WAN para se conectar a aplicativos de várias nuvens
O SASE é facilita a transição das empresas para a nuvem, sem afetar a escala de recursos.
Esta arquitetura de rede combina a convergência da SD-WAN gerenciado na nuvem e segurança na nuvem, através de modelos de consumo como serviço.
Conheça os Serviços Assisnet e veja como podemos ajudar sua empresa a ter uma rede mais segura e moderna.