A pandemia global causou uma explosão de inovações tecnológicas. Empresas que já adotavam a colaboração virtual, permitindo que os funcionários trabalhassem em qualquer lugar, encontraram novas oportunidades e estão prosperando.
Inclusive, uma pesquisa recente da PwC mostrou que esse modelo de colaboração virtual veio para ficar, já que tanto empregadores quanto funcionários notaram um grande aumento na produtividade.
Requisitos para a segurança da nova geração de redes
O novo cenário mostrou, inclusive, a necessidade de abandonar a segurança convencional e aderir um modelo de entrega de serviço mais ágil, escalável e facilmente implementável: a nuvem.
Embora a maioria das Organizações ainda tenha o perímetro para ser protegido, possuem também muitos ativos fora do perímetro, que igualmente necessitam de proteção.
A próxima geração de rede e segurança deve possibilitar que o usuário trabalhe em qualquer lugar, com seu próprio dispositivo (BYOD) ou por um dispositivo corporativo, por tecnologia móvel ou não, de forma totalmente segura.
SASE x velocidade dos negócios digitais
O SASE (Secure Access Service Edge), ou serviço de acesso seguro ao perímetro, é uma tecnologia usada para garantir o acesso seguro dos usuários e seus dispositivos à nuvem.
O SASE reúne em uma única solução em nuvem, tecnologias de segurança e rede como serviço (NaaS), combinando recursos de VPN e SD-WAN, firewalls, acesso a rede zero trust.
Neste modelo, os serviços de segurança e rede são mais fáceis de gerenciar, usar e implantar; é um recurso indispensável para empresas que desejam se tornar digitais.
O modelo SASE está fundamentado sob três pilares:
- Agilidade: rapidez operacional para implantação de serviços instantâneos;
- Risco: escala com a explosão de BYODs, trabalhadores mobile e companhias hyper-distribuídas;
- Perímetro: a segurança de perímetro deve seguir por onde quer que os empregados estejam e se estender para onde os ativos residam.
SASE e acesso seguro
Através do Zero Trust Network Access (ZTNA) e Network as a Service (NaaS), o Cloud Edge Secure Access fornece privacidade de alto nível para todos os usuários, protegendo-os através da segurança de acesso com privilégios mínimos.
Com segurança de privilégios mínimos, os usuários e dispositivos podem acessar apenas o que é necessário para realizar seu trabalho, limitando a exposição a outras áreas confidenciais da rede.
Benefícios da arquitetura SASE
- Redução de custos
- Centralização do gerenciamento da segurança e aplicação de políticas
- Proteção contínua do acesso as informações
- Ampliação da eficiência da rede
Como saber se sua empresa está pronta para a arquitetura SASE
Decisores de TI devem levar em conta as seguintes considerações para avaliar se a empresa está preparada para este modelo:
- Já utilizar uma arquitetura nativa da nuvem;
- Estar ambientado a entregar informações através de serviços;
- Utilizar mecanismos de proteção na nuvem e proteção contra ameaças avançadas;
- Utilizar a abordagem de confiança zero nas tecnologias de acesso remoto, que permita conectar usuários e dispositivos com segurança.
Previna ataques e proteja os dados da sua empresa
Conheça os serviços de segurança da Assisnet e veja como podemos ajudar o seu negócio.