O cenário atual de ameaças cibernéticas exige das Organizações foco permanente em segurança.
Com isso, além de ferramentas que modernizem o ambiente de trabalho e confiram mais produtividade aos funcionários, os administradores de TI também necessitam de recursos que os ajudem a prevenir, proteger, defender e responder a ameaças.
Confira 8 recursos essenciais do Microsoft 365 para manter negócios seguros na nuvem:
O que é o Microsoft 365
O Microsoft 365 reúne o Office 365 (aplicativos de escritório, como Word, Excel, Power Point etc.), o Windows 10 e o Enterprise Mobility + Security na mesma suíte, fornecendo às empresas uma solução moderna, segura, inteligente e completa.
Por meio dele, é possível que a equipe de tecnologia da informação gerencie os usuários, dispositivos, aplicativos e serviços que são realizados dentro de uma Organização, de maneira unificada e ágil.
Recursos de segurança do Microsoft 365
O principal benefício dos softwares em nuvem é contar com atualizações de segurança de forma automática, possibilitando descobrir e corrigir falhas com rapidez. Veja outros recursos de segurança do Microsoft 365:
- Windows Defender Application Guard: Protege as sessões de navegação do Microsoft Edge, tornando o browser mais seguro para as empresas, isolando o navegador de seus aplicativos, dados, rede e até mesmo do próprio Windows. Assim, se os usuários sofrerem tentativas de ataque via malware ou hackers enquanto estiverem online, não afetará o resto do dispositivo.
- Windows Defender Advanced Threat Protection: Fornece um painel único de análise de segurança, para proteger, detectar, investigar e responder eventos contra o Windows de maneira preventiva. Além disso, provê recomendações para aprimoramento da postura de segurança, um conjunto de novas APIs para extrair dados ou executar resposta.
- Windows Defender Application Control: Utiliza a mesma tecnologia de controle de aplicativos do Windows Defender Device Guard, enquanto remove os excessos de requisitos de hardware, driver e modo de software de kernel. Pode ser executado em qualquer dispositivo com o Windows 10 Enterprise e usa o Microsoft Intelligent Security Graph (ISG) para automatizar a lista de controle de aplicativos, facilitando o gerenciamento.
- Windows Defender Exploit Guard: Protege os dispositivos contra invasões e ataques usando tipos de conteúdo aparentemente inofensivos, como documentos. Inclui um rico conjunto de mitigação de vulnerabilidades incorporado ao Windows 10, reduzindo potenciais explorações.
- Controlled Folder Access: Ajuda a proteger contra vírus e ransomware, permitindo que apenas aplicativos confiáveis acessem pastas e documentos protegidos. Caso um aplicativo não autorizado tente acessar dados protegidos, o acesso será negado, mesmo que ele consiga ultrapassar outras defesas.
- Windows Defender: Antivírus nativo do Windows, com tecnologia de proteção instantânea, nuvem e inteligência artificial. Construído com base no Microsoft Intelligent Security Graph (ISG), para proteger contra malwares em constante evolução.
- Windows Assigned Access: Possibilita a configuração e o bloqueio de dispositivos Windows em tarefas ou experiências específicas, de forma remota pelo TI.
- Device Health e Windows Analytics: Faz diagnósticos nos dispositivos, identificando e corrigindo de forma proativa os principais problemas, que podem afetar os colaboradores.
Por que proteger sua empresa de ameaças cibernéticas?
De acordo com estudos da área, as tentativas de ataques cibernéticos contra o Brasil estão na faixa dos bilhões. As entradas ilegais de ransomware e outras modalidades de malwares mostram que ainda existem empresas que estão desprotegidas.
A proteção contra ameaças cibernéticas é essencial para todas as empresas, não importa o porte e o segmento.
Além dos recursos do Microsoft 365, a postura de segurança dos colaboradores é um grande diferencial para evitar incidentes. Veja algumas dicas importantes:
- Adotar a autenticação do multifator;
- Treinar todos os usuários com as boas práticas de segurança;
- Ter contas de administrador somente para quem realmente for administrar o sistema;
- Conservar o Microsoft 365 com nível de proteção elevada, para bloquear anexos suspeitos e restringir o acesso aos dados da empresa, retardando investidas de ransomware;
- Parar o encaminhamento automático de e-mail;
- Aderir a criptografia de mensagem no Office, garantindo que somente usuários autorizando leiam o conteúdo da mensagem;
- Aplicar a proteção antiphishing da ATP, para proteger senhas dos funcionários e aos dados da empresa;
Sobre nós
A Assisnet Soluções possui um portfólio completo de serviços em nuvem, contemplando consultoria com análise de viabilidade, arquitetura, implantação, gerenciamento e suporte, além do serviço de backup, seguindo as melhores práticas de TI.
No Cloud Solutions Assisnet (CSA), o monitoramento da infraestrutura do cliente é realizado em tempo real, por um suporte técnico especialista. Clique no link e conheça mais sobre a solução.