Microsoft em parceria com a Edelman realiza estudo com proprietários e colaboradores de mais de 500 pequenas, médias e microempresas de todo o país, para entender a visão deles com relação à alguns aspectos de negócio – adoção de novas tecnologias, trabalho remoto, recursos humanos, implementação de estratégias de marketing digital, capacidade de reinvenção – e entender os desafios e oportunidades encontrados pelas Companhias durante a pandemia, bem como suas expectativas para o futuro pós este cenário.
Confira os pontos mais importantes do levantamento:
A capacidade de se reinventar e adaptar-se para o modelo remoto
A pandemia fez com que plataformas de comunicação e colaboração se tornassem essenciais para o dia a dia dos entrevistados.
Para 66% dos respondentes, os softwares de videoconferência constituíram as principais mudanças com relação à adoção de tecnologia, seguido por nuvem e software de trabalho remoto (ambos com 55%).
Preparo para encarar os desafios do mercado pós-pandemia
Para 78% das PMEs, a adoção de novas tecnologias é a transformação que mais facilita a retomada do negócio.
Além disso, 73% das pequenas, médias e microempresas acreditam estar prontas para enfrentar os desafios de marketing digital.
O relatório também mostra que 71% se consideram preparadas para o trabalho remoto.
Adoção de novas tecnologias
Durante a pandemia, 42% das PMEs aceleraram a adoção de novas tecnologias, principalmente as empresas de médio porte.
83% dos entrevistados acreditam que a adoção de novas tecnologias é o ponto crucial para a recuperação econômica das PMEs brasileiras.
A adoção de novas tecnologias também impulsionou a aplicação de políticas de segurança cibernéticas, principalmente entre as microempresas (51%).
Das PMEs entrevistadas, 52% afirmaram estar preparadas para enfrentar os desafios da segurança cibernética.
82% das PMEs também relataram que pretendem continuar com o processo de implantação de novas tecnologias mesmo após a pandemia, sendo que 40% priorizarão as tecnologias baseadas em nuvem e 36% as tecnologias de marketing digital.
Adoção do trabalho remoto
No caso das PMEs, 42% dos entrevistados aceleraram a adoção do teletrabalho.
De acordo com o relatório, as mudanças no trabalho remoto nessas empresas foram baseadas na flexibilização (76%), cultura interna (62%) e implantação de ferramentas para viabilizar esse modelo de trabalho (59%).
Em relação ao futuro pós-pandemia, a pesquisa identificou que apenas 38% das PMEs pretendem retornar ao local de trabalho físico com políticas flexíveis e 30% das PMEs vão manter o trabalho remoto integralmente.
Revisão das estratégias de negócios
60% dos entrevistados afirmam que essa reinventar as estratégias de marketing foi sua prioridade durante o período, seguido da reinvenção do produto ou serviço que oferecem (45%) e de seus canais de vendas (41%).
Entre as mudanças realizadas pelas PMEs entrevistadas, 75% implementaram alguma mudança nas comunicações de mídia social, seguido de melhorias no website (54%) e canais de atendimento ao cliente (51%).
Nuvem: uma tendência crescente
Os serviços de nuvem são uma tendencia que irá permanecer no cenário pós pandemia, pois a empresa ganha em disponibilidade de informações e processos essenciais para a rotina de trabalho e, ao mesmo tempo, reduz custos de implementação e manutenção de alternativas locais.
Confie o gerenciamento da sua infraestrutura de nuvem à um especialista
A Assisnet Soluções possui um portfólio completo de serviços em nuvem, contemplando consultoria com análise de viabilidade, arquitetura, implantação, gerenciamento e suporte, além do serviço de backup, seguindo as melhores práticas de TI.
No Cloud Solutions Assisnet (CSA), o monitoramento da infraestrutura do cliente é realizado em tempo real, por um suporte técnico especialista.
Clique e saiba mais sobre a solução.